O que é o marketing de influência e quem não precisa dele?
Com o desenvolvimento das redes sociais, surgiram novos métodos de promoção. Um deles é o marketing de influência. Está a ganhar impulso aos trancos e barrancos. Por isso, é útil que todos o conheçam.
O que é o marketing de influência
O marketing de influência é a publicidade através de recomendações de influenciadores.
Os influenciadores são pessoas que podem motivar outras pessoas a agir. Por exemplo, para comprar ou participar num evento.
O canal de comunicação é, normalmente, uma conta numa rede social. Mas pode haver outros: rádio, televisão, conferência, concerto, etc.
Os influenciadores são frequentemente confundidos com bloggers e líderes de opinião. O blogger é ativo nas redes sociais. Tem muitos assinantes que acompanham a sua vida.
Um líder de opinião possui conhecimento especializado e autoridade numa área específica. Eles lêem-no, eles ouvem-no. Ambos podem ser influenciadores, mas nem todos o podem fazer.
Por exemplo, uma empresa pretende vender um novo portátil de jogos. Um revisor de jogos com centenas de milhares de subscritores será um blogger, um líder de opinião e um influenciador ao mesmo tempo.
Um viajante com uma audiência
De milhões será apenas um blogger. É improvável que convença os subscritores a comprar qualquer coisa para jogos de computador. Embora tenha mais cobertura.
Formatos de promoção
Existem várias opções de promoção no marketing de influência. Diferem em custo, cobertura e resultados. Alguns deles praticamente não requerem preparação do cliente, por exemplo, gravar um vídeo ou escrever um texto.
E para alguns, não só o artista, mas também o anunciante terão de trabalhar muito.
Este é um post publicitário
A aparência dos números de telemóvel mudou bastante apenas nos últimos anos. Parece que à medida que mais pessoas migraram para o telemóvel, os códigos de cista recente de números de celular área expandiram-se e os formatos dos números mudaram dos telefones fixos tradicionais para o desenvolvimento dos telemóveis. Além disso, os números virtuais e as aplicações mudaram definitivamente a face da comunicação.
uma história ou uma série deles na página do influenciador. Para fazer o pedido, precisa de escrever ao blogger ou ao seu gestor.
Por norma, todos os contactos estão no perfil. A correspondência discute condições, preços, especificações técnicas. Vale a pena solicitar estatísticas sobre visualizações e transições.
Normalmente, os artistas trabalham com pagamento antecipado a 100%. Esta é a forma mais barata e rápida de solicitar publicidade.
Figura 1. Um exemplo de como uma influencer publicita um cocktail nas suas redes sociais. Após google tag manager for beginners esta publicação ou história, os seus subscritores virão a este café para este cocktail.
A publicidade enquadra-se organicamente no conteúdo. Por exemplo, um viajante publica no seu blogue como encontrou um ótimo hotel através de um determinado serviço. Fala sobre isso e mostra como usá-lo.
Outra opção é inserir um patrocinador no início do vídeo. Isso acontece muito no YouTube.
A implementação mais invulgar é um vídeo viral
Por exemplo, um brincalhão filma uma cena junto à loja do anunciante ou ao seu banner. O preço aqui é muito mais elevado.
Análise
O influenciador fala detalhadamente sobre o produto de forma positiva. Para este efeito, é-lhe dada uma amostra. Poderá ser:
Produto (roupa, telemóvel, computador portátil, acessório, cosmética, etc.);
Atendimento (visita a ginásio, hotel, restaurante, salão de beleza, etc.);
Acesso (subscrição de cinema online, serviço de streaming, plano pago em construtor de sites, etc.).
Nestes casos, a transação é mais parecida com uma troca. A mercadoria fica quase sempre com o contratante. Além disso, é paga uma recompensa. Isso está declarado no contrato.
A blogger compromete-se a divulgar a marca e a participar em promoções por tempo determinado.
Um exemplo marcante são os atletas
que usam roupa do mesmo fabricante. É estritamente proibido aparecer em público com roupas de competidores. Estes contratos são caros para os anunciantes.
Figura 2. A influenciadora Hanna Solberg, da Suécia, anuncia uma marca de roupa na sua conta de Instagram
RP mútua
As partes anunciam-se para conquistar a audiência do parceiro. As páginas públicas e os bloggers costumam promover dessa forma. Os métodos mais comuns são as republicações mútuas e as transmissões conjuntas.
Esta opção também é adequada para negócios relacionados. Por exemplo, uma loja de eletrónica e um centro de assistência.
Duas marcas estão a lançar um projeto comum. Este formato tornou-se uma tendência.
Por exemplo, as estrelas pop gravam vídeos e música em conjunto, os bloggers criam um canal no YouTube, os bancos e os retalhistas abrem mercados, as celebridades e as casas de moda criam linhas de roupa personalizadas e muito mais.
Os bloggers são solicitados a seguir
os patrocinadores em troca da participação num sorteio. O método é conhecido no Instagram como “Giveaway”.
É mais barato do que a publicidade phone number sa direta e tem um grande alcance, mas o seu efeito é controverso. A percentagem de público não-alvo e de cancelamentos é elevada.
Existem muitos formatos de promoção no marketing de influência. Os métodos de pagamento também não são assim tão simples.
Terá que negociar com cada blogger separadamente. Opções comuns.
Valor fixo. É indicado um preçoespecífico para uma publicação, história ou vídeo;
Troca. Anunciar um produto ou serviço em troca de uma amostra grátis;
Benefício para assinantes. O blogger solicita um desconto, brinde ou bónus para o seu público;
Programa de afiliados. É paga uma percentagem ou um determinado valor por cada compra ou recomendação de um blogger.
Muitas vezes tudo isto é combinado. Especialmente entre os principais influenciadores.
Os preços chegam aos sete dígitos. Tudo depende do nicho, região e alcance.